Pagamentos Instantâneo (PIX)

Pagamentos Instantâneo (PIX)

Apresentado pelo Banco Central em fevereiro de 2020, o PIX (também chamado de PIX Banco Central) é o sistema flexível de pagamento ágil, criado em substituição às operações por TED, DOC e aos boletos bancários.

Na prática, a funcionalidade do PIX ocorre através dos aplicativos de celular e web banking, disponibilizados pelas instituições financeiras. As transações são feitas em até dez segundos, todos os dias, abrangendo feriados e finais de semana. 

É possível o cadastro de até cinco chaves por usuário: CPF, número de telefone, e-mail ou código numérico aleatório. São usadas de maneira individual em cada instituição bancária, mas com possível portabilidade entre elas.

Disponível para realizar pagamentos em qualquer horário, a ferramenta tem como atributos a  gratuidade para pessoas físicas e MEIs – microempreendedores individuais, rapidez, ampla usabilidade (empresas físicas, virtuais e recolhimento de impostos), bem como segurança baseada em tecnologia atualizada.

Além disso, é importante destacar a grande mudança promovida pelo PIX: redução das etapas envolvidas nas transações de pagamento eletrônico, eliminando intermediários como administradoras de maquininhas e bandeiras de cartões. 

Assim, o fluxo passa a ter muito mais velocidade e autonomia, além de custo operacional reduzido. E é nesse contexto inovador que estamos adaptando tecnologias e serviços para trazer as melhores soluções aos nossos clientes.